- Banco de Notícias
Escola Estadual cria ambiente virtual para desenvolver ações pedagógicas
Projeto Didático Tecnológico foi implantado na Instituição de ensino localizada no município de Luminárias e é sucesso entre alunos e professores
MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
![]()
Projeto Didático Tecnológico foi implantado na Instituição de ensino localizada no município de Luminárias e é sucesso entre alunos e professores
Diversas vezes ouço de clientes: “Poderia justificar os textos do site por favor?”. É comum e natural, textos alinhados estão presentes na maioria de nossas leituras: jornais, revistas, livros e vários outros impressos.
Meninos e meninas de todas as idades vêm apresentando problemas em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social simplesmente porque os adultos responsáveis por elas parecem desconhecer as reais necessidades de um ser em processo de formação, e encontram no uso dos eletrônicos um recurso para ajudá-los a administrar o excesso de energia dos menores.
A noite do dia 5 de dezembro foi bem especial para os alunos do Cursos Técnico em Informática, da Escola Estadual José Elias Issa, de São José da Lapa, região metropolitana de Belo Horizonte. Eles apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para uma banca de cinco jurados, contando com a presença de professores, alunos e comunidade escolar que prestigiaram o evento.
Promovido pela FAE/UFMG, o “I Simpósio Educação, Tecnologia e Sociedade” oferece aos interessados palestras, mesas-redondas e minicursos. Destacamos a Oficina “Produtividade no Google: usando ao máximo as possibilidades do G Suite”, ministrada por Amauri Dias de Moura, técnico da Diretoria de Recursos Tecnológicos (DTEC/STE/SI) e mestrando da Faculdade de Educação da UFMG. Veja a programação! Participe! As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas!

A sociedade mineira acaba de ganhar mais uma ferramenta importantíssima para divulgação dos dados relacionados ao meio ambiente: o Portal da Transparência do Meio Ambiente. A ferramenta representa um novo marco na administração pública ambiental brasileira no que se refere à transparência das informações.
O aplicativo EEMZA-SAÚDE surgiu com o objetivo de ensinar aos alunos a linguagem de programação digital, com intuito de motivá-los a praticar atividades físicas de forma correta, buscando construir hábitos de vida saudáveis, bem como orientá-los sobre alimentação balanceada.
As tecnologias digitais são ferramentas fundamentais à educação do século XXI. Impossível imaginar uma escola que não tenha como meta melhorar o ensino e a gestão com o auxílio de novas metodologias capazes de otimizar o processo, não é mesmo?
Para conversar sobre esse tema inesgotável, um grupo de educadores esteve reunido na Roda de Conversa o “Uso das Tecnologias em Sala de Aula”. O encontro foi promovido pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, em parceria com a Superintendência de Tecnologias Educacionais e Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação, da SEE/MG.
O Ministério da Educação, em parceria com Universidades e professores da Educação Básica de todo o país, disponibiliza mais de 30 mil recursos educacionais digitais, dos principais portais do Brasil, na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais.
Neste ambiente virtual, os educadores e demais interessados encontram cursos, vídeos, quadrinhos e outros objetos sobre vasto leque de temas. Podem também colaborar ao publicar recursos e experiências.
Conheça as dez competências da BNCC cujos propósitos são: “Contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza. ”
Destacamos a competência Cultura Digital: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética, para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria.”
Um grupo de 33 servidores públicos de Santa Luzia, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, participou dia 25 de outubro de uma exposição sobre as ferramentas do G Suite.
O Sistema de Gerenciamento de Fila de Atendimento Flexível foi idealizado por Wenderson Ferreira, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional, e instalado pelos técnicos do NTE. Demandas relacionadas ao CAT e ao pagamento, por exemplo, agora contam com o apoio da tecnologia para agilizar e organizar o atendimento.

Na Escola Estadual Presidente Carlos Luz, distrito de Conceição da Boa Vista, no município de Recreio, as aulas de História ganharam as telas dos televisores da escola e da comunidade. Por meio do projeto “Jornal Escolar”, os estudantes são estimulados a fazem entrevistas e pesquisas. O produto final é a gravação de um jornal.
A Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação busca com esse espaço de memória resgatar a história dos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Minas Gerais, entendendo a importância do trabalho pioneiro das primeiras equipes que atuaram na implantação das tecnologias nas escolas públicas, na capacitação de professores e demais profissionais das escolas para uso dos recursos.
Esses pioneiros são carinhosamente chamados de “os dinossauros” dos NTE. Alguns já se aposentaram. Venha conhecer essa história!
O Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE da Superintendência Regional de Patos de Minas realizou no dia 3 de maio o “I Encontro de Tecnologia Educacional de 2018”. Participaram do evento diretores, especialistas e secretários das escolas estaduais que compõem a SRE Patos de Minas.
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Patrocínio realizou nos dias 9 e 10 de abril o I Encontro de Tecnologia Educacional do ano. O público-alvo foram os representantes das escolas estaduais que compõem a SRE Patrocínio e também os NTE vizinhos, do Triângulo e Noroeste de Minas, sendo eles: Ituiutaba, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Paracatu e Unaí.
Como o próprio nome diz, o objetivo do programa é oferecer a capacitação necessária e incentivar e promover o uso dos recursos tecnológicos na educação pública estadual, tendo como alvo todos os públicos que atuam na rede: professores, especialistas, alunos, o pessoal administrativo do Órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.
Temos 30 visitantes e Nenhum membro online