A noite do dia 5 de dezembro foi bem especial para os alunos do Cursos Técnico em Informática, da Escola Estadual José Elias Issa, de São José da Lapa, região metropolitana de Belo Horizonte. Eles apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para uma banca de cinco jurados, contando com a presença de professores, alunos e comunidade escolar que prestigiaram o evento.
A analista educacional da Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação (DTAE/SEE-MG), Kerolay Cristiane de Souza Marques Batista de Macedo, foi uma das juradas da banca, representando a Diretoria. Além de licenciatura em Matemática e especialista em Tecnologias Educacionais, Kerolay é ex-aluna e ex-professora da escola. Por essa razão, a analista se sentiu especialmente lisonjeada com a participação: “Foi muito gratificante, principalmente por ver alguns dos meus ex-alunos participando dos projetos com desenvoltura e competência. Tive vontade de atuar de forma mais próxima dos trabalhos da escola voltados para a tecnologia. A honra foi imensa”, comenta Kerolay.
A noite foi abrilhantada pela qualidade dos projetos desenvolvidos pelos alunos do curso. A avaliação contemplava os quesitos: a importância e qualidade do projeto, o texto escrito, e o domínio do assunto apresentado.
Os trabalhos apresentados foram:
Linha do Tempo, apresentação por meio de recursos digitais de toda a trajetória dos alunos no decorrer do curso, objetivos e fotos.
A Revista DIM, revista impressa com excelentes notícias, bem estruturada, e de impressão em material de alta qualidade.
Games, jogo criado no software Construct 2, Notepad++ 7.5.9 (Linux Educacional SEE), site que noticia a trajetória dos games até os dias atuais. O grupo procurou contemplar pilares como: confiabilidade, integridade e disponibilidade.
Já o Lappa Service, uma plataforma criada com o objetivo de unir pessoas a serviços, apresentou uma proposta inovadora para a movimentação econômica e de empregabilidade para a região. Um projeto com forte teor de utilidade pública.
O Labirinto é um sistema construído para trabalhar a coordenação motora e auxiliar nos distúrbios de aprendizagem. Embora ainda não tenha sido testado, o invento foi visto com bons olhos, principalmente por uma psicóloga, jurada da banca. O jogo consiste em levar a bolinha até o local onde uma luz se acende, quando o jogador acerta é marcada a pontuação no display e a cada acerto é acrescido um tempo extra para o jogador, até passar por todas as etapas. Esse jogo utilizou gabinetes antigos, em material mdf, peças de computador antigos, display e arduíno.
Outra criação incrível é o “Mousebô”, robô desenvolvido na linha de sustentabilidade, com corpo baseado em Mouses (por isso o nome), o corpo foi feito por placas de computador, as rodas foram feitas com mini CDs, a cabeça feita com parte dos fones de ouvido. Os robôs são controlados por um controle via telefone celular. Foram criados 3 robôs, cada um aprimorando o anterior, e o último, com grande mobilidade.
Superinteressante também é a Arena automatizada de disputa de Robótica, jogo de futebol onde os jogadores são robôs, todos feitos na linha da sustentabilidade.
Por fim, o Alimentador de Pet, que libera automaticamente ração e água de tempo em tempo para casos em que o animal fica sozinho em casa. Um invento de grande utilidade.
Uma das alunas participantes deu um depoimento aos presentes afirmando que a formação oferecida pelo curso superou as expectativas, foi muito além da sala de aula, e que ela deseja continuar perseguindo o caminho dos estudos e do conhecimento científico.
Todo o trabalho foi fruto do excelente planejamento realizado pela escola e da grande dedicação dos professores e da coordenadora do curso, professora Simone Santos, que se empenhou intensamente nessa formação e no engajamento dos alunos.
Simone disponibilizou na ocasião diversas bolsas de estudo em curso de informática localizado em São José da Lapa. Mais um incentivo e tanto para aqueles que sabem da importância em aprimorar mais e mais os conhecimentos nesse campo inesgotável que é a Tecnologia.
“A Escola José Elias Issa sempre foi inovadora e agora vejo que está percorrendo a trilha da tecnologia com grande qualidade, se afirmando cada vez mais com o conceito de escola tecnológica”, comentou Kerolay.
Escola Estadual José Elias Issa
Rua Antônio Ferreira Saturnino, 390 – Centro
São José da Lapa - MG
Texto: Kerolay Cristiane de Macedo
e Ana Lúcia Motta Baeta
Fotos: Kerolay Cristiane
Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação – DTAE/STE/SI
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG
Diretor da DTAE: Bruno César de Castro Machado Borges
Site da DTAE: Kenia Leite Campanella
e Ana Lúcia Motta Baeta
Tel: (31) 3915-3594
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7 de dezembro/2018