O que é?
A plataforma ESCOLA DIGITAL, é uma rede colaborativa que oferece milhares de objetos digitais de aprendizagem e possui livre acesso para professores, alunos e demais interessados em conhecer, usar, criar e/ou compartilhar materiais digitais de aprendizagem. Na plataforma é possível encontrar, planos de aulas, jogos digitais de aprendizagem, vídeos, ferramentas para criação dentre outros materiais.
Assim a SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS e o INSTITUTO NATURA E FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO, que são idealizadores e mantenedores da plataforma, firmaram uma parceria que tem como objetivo ampliar o acesso a diferentes conteúdos digitais gratuitos, bem como capacitar professores e gestores para a utilização de tecnologia no ambiente escolar, por meio de cursos oferecidos na plataforma.
Neste sentido, foi criada a Plataforma Escola Interativa para o Estado de Minas Gerais, onde a gestão tecnológica da mesma é realizada pela Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas à Educação.
A plataforma Escola Interativa trata-se de um repositório de recursos digitais educativos que podem ser utilizados dentro e fora das salas de aula, de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no planejamento e no trabalho com competências, habilidades e conteúdos presentes no currículo da Educação Básica.
Seu propósito é servir de apoio no processo pedagógico, através da disponibilização de materiais digitais interativos que despertam o interesse e potencializam a aprendizagem.
A quem se destina?
Aos educadores do Estado de Minas Gerais, em especial, aos profissionais que atuam na Educação Básica (professores, especialistas, gestores escolares e técnicos da SEE/SRE). Entretanto, seu acesso é livre para o público em geral. Assim, a plataforma também pode ser acessada, por exemplo, por estudantes e/ou seus familiares como ferramenta de estudo e busca por conhecimento.
Como colaborar?
Os usuários (público em geral) podem colaborar, sugerindo um ODA e/ou planos de aula. Para tanto, devem realizar um cadastro prévio no portal. Após o envio do material, o mesmo é analisado pela curadoria, que é composta por servidores do órgão central da SEE/MG em diferentes áreas.