Acesso em:

Sobre o Projeto Conexão Educar

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

 

Sobre o Projeto 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais firmou uma parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais S.A - CEMIG - para realização do projeto educacional Conexão Educar, cujo objetivo é estimular e promover a mudança de comportamento das pessoas quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica para a conservação dos recursos naturais. O projeto contemplou a capacitação de professores das escolas estaduais, permitindo assim, que a construção do conhecimento seja desenvolvida com potencial multiplicador aos estudantes do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais.

Tendo em vista o crescente uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na área da educação e visando proporcionar uma forma diversificada de acesso aos conteúdos pedagógicos, a CEMIG doou um “Kit escola” composto por: 01 Notebook, 01 Projetor multimídia, 01 Kit de caixas de som, para as 1040 escolas participantes do “Projeto Conexão Educar” e para os 47 Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE das Superintendências Regionais de Ensino.

Também foi distribuído material didático, Kit professor e Kit aluno, impresso para educadores participantes da formação e para os estudantes. Foram promovidos Encontros de Capacitação de 08 horas presenciais para os educadores conforme cronograma de execução.

Foram contempladas 1122 escolas do Ensino Fundamental, no entanto apenas 1040 ficaram aptas a receber os kits, que fazem parte do programa Escolas Sustentáveis, em 43 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) em que a CEMIG é concessionária de energia elétrica.

  • 3.703 (três mil setecentos e três) educadores foram capacitados; e
  • 67.554 (sessenta e sete mil quinhentos e cinquenta e quatro) estudantes foram cadastrados no sistema do projeto para acompanhamento.

A Gestão do Projeto Conexão Educar na SEEMG, é realizada de forma conjunta, pela Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais, por meio da Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação - DTAE e pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, por meio da Diretoria de Ensino Fundamental - DIEF. 


Informações sobre os kits entregues nas SRE e Escolas

A logística de entrega dos kits nas Escolas e SREs são de responsabilidade da empresa vencedora da licitação realizada pela CEMIG, em dezembro de 2017. Como já informado anteriormente, cada uma das 1040 escolas participantes do projeto e cada NTE receberão um “Kit escola”, composto por:

  • 01 Notebook - Processador Core i3 7ª Geração, 04GB Ram, HD 500GB, DualBoot (Windows 10/Office Pro 2016 e Linux SeeMG), marca Positivo.;
  • 01 Projetor multimídia;
  • 01 Kit de caixas de som;
  • 01 (uma) maleta para transporte dos equipamentos 

Kit professor - entregue no dia da capacitação:

  • 01 (uma) Pasta;
  • 03 (três) Livros didáticos (anos iniciais e finais);
  • 01 (um) Pendrive com o material digital;
  • 01 Bloco moleskine, 01 caneta.

Kit aluno:

  • 01(um) livro didático correspondente ao ano que o aluno esteja matriculado (Anos iniciais e anos finais do ensino fundamental). 

Responsabilidades das Escolas 

A direção de cada escola participante indicou 5 educadores, que serão os mobilizadores do projeto na fase de execução na escola. Os perfis indicados foram: o diretor ou vice-diretor, um especialista e três professores. Para as escola com anos iniciais e finais, foram indicados professores desses dois segmentos.


A indicação dos participantes do projeto considerou o seguinte perfil:

  • Ser participativo e ter disponibilidade para o trabalho com projetos;
  • Interessar-se por novos métodos e técnicas de ensino baseadas no uso das tecnologias;
  • Interagir com profissionais de outras áreas;
  • Saber trabalhar em equipe e compartilhar vivências adquiridas em formações. 

Responsabilidades da Superintendência Regional de Ensino

Na SRE foi constituída uma equipe local, composta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (o Coordenador e Técnicos pedagógicos ou Técnicos que atuam em capacitação) e Assessor(a) Pedagógico e Analistas pedagógicos da DIRE.

Cada Sre irá recebeu um login de acesso ao sistema, para cadastrar os participantes da sua Sre no evento, bem como acompanhar as inscrições das Escolas. 


São atribuições do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE

  • Coordenador(a) NTE: Orientar e articular a execução do projeto juntamente com equipe do NTE e Dire na SRE e Escolas, e apoiar, quando necessário, a execução do mesmo;

  • Técnico Pedagógico: acompanhamento da distribuição dos kit escola e do estudante, orientação e acompanhamento das inscrições realizadas pelas escolas. A logistica de entrega do kit escola e kit estudante foi de responsabilidade da empresa SEMEAR Eventos e Projetos Ltda;

  • Tanto o Coordenador(a) e Analista/Técnico(a) Pedagógico do NTE participaram do Encontro de Capacitação;

  • O kit do professor foi entregue no Encontro realizado em cada polo. A responsabilidade de entrega do kit professor foi da empresa SEMAR Eventos e Projetos Ltda, vencedora da licitação realizada pela CEMIG. 


São atribuições comuns à equipe da DIRE e Analistas/Técnicos Pedagógicos do NTE

  • Divulgação do projeto nas escolas;

  • Orientação e acompanhamento da indicação e inscrição dos participantes;

  • Participação no Encontro de Capacitação, planejamento e execução da formação complementar, acompanhamento da implementação e execução do projeto na escola e orientação da avaliação;


Sobre os Encontros de capacitação 

A realização dos encontros nos polos foi de responsabilidade da empresa SEMEAR Eventos e Projetos Ltda, vencedora da licitação realizada pela CEMIG.

 

Consolidado do Projeto

Materiais didáticos


Login e senhas (acesso restrito às SRE)

Login e senha das SRE

Login e senha das Escolas

Para as escolas realizarem a inscrição dos participantes, clique no link abaixo:

Link de inscrição Capacitação Conexão Educar


Relação das Escolas Contempladas por SRE


Para maiores informações acesse:

https://conexaoedu.com.br/index.php

Garantia Notebook Conexão Educar


Contatos em caso de dúvidas

Telefones:

(31) 3915-3592/3594

E-mails:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

Prédio Minas - Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 10º e 11º andar Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves Bairro Serra Verde - Belo Horizonte / MG CEP: 31630-900

Temos 96 visitantes e Nenhum membro online

© 2018 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Todos os Direitos Reservados.