Com a chegada da temporada de chuvas intensas, muitas escolas sofrem sérios danos em sua rede física, e muitas vezes na rede elétrica, o que pode afetar os equipamentos das escolas. Neste final de ano, alguns municípios do nosso estado já foram seriamente afetados, especialmente na Zona da Mata Mineira. Pensando em ações preventivas, o Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência de Ensino de Nova Era enviou algumas orientações, de suma importância, às escolas da regional.
São procedimentos simples, mas que podem evitar a perda de documentos e de equipamentos eletrônicos.
Com autorização da coordenadora do NTE André Moreira Liuth, compartilhamos essas orientações, que são de grande utilidade para prevenção de prejuízos. Vejam:
CUIDADOS PERÍODO CHUVA
Com as tempestades dessa época, a atenção deve ser redobrada para evitar prejuízos com o computador, modem, documentos e demais itens da Escola.
E para os usuários de computadores/equipamentos de informática há o risco de perda de informações quando o fornecimento de energia é interrompido.
É importante observar o momento do retorno da energia que pode vir em forma de um pico de luz, quando a energia volta em uma carga maior do que a suportada pelos equipamentos, o que pode danificá-los seriamente.
Também há situações de vazamentos, telhados descobertos, enchentes que danificam equipamentos, documentos e toda a infraestrutura da Escola. Por isso, a necessidade da Escola antever as consequências de vazamentos, enchentes e outros.
O NTE relaciona procedimentos para evitar e/ou minimizar as paradas por incidentes causados pelas chuvas.
1. Usar o estabilizador ou nobreak: absorver, em sua entrada, o máximo de variação da tensão da Rede Elétrica - oscilações - e fornecer, na sua saída, a mínima variação da tensão no ponto desejado com um mínimo de tempo possível, sem alterar as características elétricas fundamentais da energia elétrica da Rede ou, se possível, até melhorá-las.
Foto 1- Estabilizador
Foto2 -Nobreak
2. Desligar os equipamentos, inclusive retirar os plugs da tomada.
3. Retirar equipamentos, objetos, documentos de locais que apresentem goteiras, situações de ambientes destelhados.
4. Cobrir os equipamentos, documentos com lona;
5. Evitar que equipamentos, objetos, documentos sejam acondicionados diretamente no chão.
6. Ligar para a empresa responsável pelo serviço de internet, caso não funcionar a conectividade. Ela fará testes para verificação!
- OI: 0800 648 11 18, informar o número do circuito ou código da Escola precedido pelo 31, exemplo: 31 102345.
- Empresa contratada pela Escola
- Contato da empresa informado no Contrato.
Fonte: Superintendência Regional de Ensino de Nova Era / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – Dezembro/2017.