O objetivo é otimizar os esforços para a elevação dos indicadores educacionais com o uso das tecnologias
A melhor forma de enfrentar os grandes desafios é agindo de maneira coletiva e colaborativa. Neste sentido as Superintendências Regionais de Ensino de Itajubá e Pouso Alegre realizaram no dia 27 de fevereiro, uma reunião onde firmaram uma parceria entre os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das duas regionais.
No encontro estiveram presentes as Superintendentes Regionais de Ensino de Itajubá e Pouso Alegre, Silvia Regina Teixeira e Andréa Silva Adão Reis, a Assessora Pedagógica da SRE de Pouso Alegre, Simone Merlo de Souza, representando a Diretoria Educacional de Itajubá, a Analista Educacional, Cleuza Rosália Ferreira de Moraes, a Coordenadora do NTE de Itajubá, Renata Abranches Osório, o Coordenador do NTE de Pouso Alegre, André Willy Damásio e demais membros dos NTEs: Ricardo de Freitas Toledo, Renan Alexandre Maciel e Jeane Cristina da Cunha Barbosa (Pouso Alegre), e, Wanderlei Robson Reginaldo, Vera Nuche Gregorian, Elisa Maria Rodrigues e Roberto Carlos Passos (Itajubá).
Esta parceria foi possível a partir da interação que estes dois núcleos já vêm construindo ao longo dos anos de trabalho. A troca de conhecimento e ações sempre foram constantes, possibilitando que os trabalhos desenvolvidos fossem compartilhados entre os núcleos, mas sempre de modo informal. No diálogo entre Renata e Ricardo, e no entendimento das infinitas possibilidades ao se investir na formação pedagógica/tecnológica, nasceu a ideia da parceria.
Em 2017, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Pouso Alegre realizou ações junto às escolas da regional, abordando o tema “Internet Segura: seja a mudança para uma internet mais positiva”. Alinhados com a campanha da SaferNet, a cultura de paz e os perigos online, foram abordados diretamente com os alunos (anos finais do ensino fundamental e ensino médio), pelos servidores Ricardo, André e Jeane, o material e a didática da abordagem foram planejados para esse público. Com todos os desafios, foi possível realizar um trabalho de impacto, que gerou grandes reflexões sobre a temática, agregando conhecimentos tanto no aspecto cognitivo quanto na questão atitudinal.
Utilizando as mesmas linhas de pensamento, também em 2017, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Itajubá, implantou o projeto “TIC’s e educação: uma aliança necessária”, onde o foco foi trabalhar com os professores/servidores, uma vez que eles poderiam ampliar esses conhecimentos não só para os alunos, como também para os pais e a comunidade. Este projeto foi desenvolvido em uma escola do campo, com o objetivo de disseminar, orientar e incentivar o uso efetivo das tecnologias nas escolas, inclusive com o uso dos smartphones nas salas de aula.
Para efetivar um trabalho de qualidade foi necessário que todos os envolvidos tivessem conhecimento do uso ético e correto da internet, desta forma, as estratégias, a didática e a abordagem foram planejadas pelas servidoras Renata e Elisa, buscando a participação efetiva e o entendimento da necessidade de se utilizar as tecnologias como ferramentas educacionais.
Identificado que as ações se complementam, os esforços desta parceria, serão direcionados para uma consolidação das abordagens de ambas as partes. Com isso, teremos uma aplicabilidade mais ampla, permitindo que o professor possa complementar as discussões já iniciadas pelo Núcleo e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades de intervenção pedagógica que utilizem as ferramentas tecnológicas, abordando o centro de interesse dos alunos na atualidade.
“O Núcleo de Tecnologia da SRE de Itajubá já apresenta um trabalho efetivo e dinâmico na área educacional e a parceria com o NTE da SRE de Pouso Alegre potencializa o atendimento dado a todas as escolas das SREs do extremo sul das Minas Gerais”, afirma a Diretora da SRE de Itajubá, Sílvia Teixeira.
Dentre a gama de possibilidades, advinda da parceria, faz-se necessário destacar, também, a audaciosa iniciativa de buscar a implementação do Ensino Híbrido, em algumas escolas, em ambas as regionais. No contexto atual, permeado pela tecnologia, evidencia-se o ensino híbrido como uma alternativa eficaz para a formação integral dos alunos, na busca de cidadãos conscientes e antenados com o seu tempo. Nesse sentido, as ferramentas online podem contribuir com a mescla do ensino que ora conta com a presença física de um profissional e em outros momentos, ancora-se na aprendizagem colaborativa por meio de ambientes virtuais com o acompanhamento e orientações de profissionais a distância e da interação entre os pares.
Assim, percebeu-se a necessidade de formalizar a parceria para fortalecer as ações. Os núcleos irão compartilhar os trabalhos já realizados, as experiências adquiridas e as informações, bem como realizar o planejamento das ações de forma coletiva e desenvolver o material pedagógico colaborativamente e outras atividades necessárias para a prática do trabalho.
A expectativa é que, a partir deste trabalho em conjunto, haja uma maior aproximação entre as regionais com o objetivo de obter melhores resultados no processo de ensino aprendizagem, elevando os indicadores educacionais, utilizando-se das várias ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente escolar.
“ Sonho que sonha só é só um sonho que sonha só,
Mas sonho que se sonha junto é realidade”
Fonte: Texto e fotos enviadas em 12/3/18 pelo NTE de Itajubá para publicação no Portal da DTAE.
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