Desde o final de 2017, Itajubá e outros municípios do Sul de Minas têm local correto para receber o descarte de bens eletrônicos. Os equipamentos são recolhidos pelo Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, por meio do Projeto Cas@Viva.
Em Itajubá, a parceria foi firmada pelo Inatel com o Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência de Ensino, a Câmara Municipal e a Prefeitura.
A iniciativa foi motivada pelo aumento dos equipamentos eletrônicos no ambiente escolar, pela falta de espaço físico e pela preocupação com a preservação do meio ambiente, levando à necessidade de proceder corretamente no descarte dos equipamentos.
Visando divulgar e incentivar o projeto Cas@Viva, o Inatel visitou algumas escolas do município de Itajubá e de outros municípios próximos, como Pedralva, Natércia, Borda da Mata, São Lourenço e Paraisópolis.
A SRE disponibiliza o material de divulgação. As escolas interessadas em obter mais informações ou que quiserem receber o material, podem solicitar pelo e-mail do NTE: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
“Hoje, o lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a situação é mais preocupante nos países emergentes, principalmente no Brasil, campeão na geração de lixo eletrônico por habitante, sendo meio quilo por ano.
Os resíduos eletrônicos possuem em sua composição metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio. Esses metais podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente.
"O lixo eletrônico é muito perigoso para saúde e para o meio ambiente e esse trabalho tem dado frutos para a instituição e para as cidades onde já atuamos. É um movimento que está crescente e será muito útil para a proteção do meio ambiente", segundo o professor Wander Wilson Chaves - Pró-Diretor de extensão Comunitária do Inatel e coordenador do Programa Inatel Cas@Viva.
Fonte: Inatel - http://www.inatel.br/imprensa/noticias/casa-viva/2762-cas-viva-retorna-com-projeto-de-coleta-de-lixo-eletronico-na-regiao
Informações enviadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Itajubá.
Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação - DTAE/STE/SI/SEE-MG - Janeiro/2018.