O INEP oferece bolsa para "Apoio ao desenvolvimento do Radio Observatório Pierre Kauffman".
A bolsa, com valor R$ 7.800,00, com oportunidade que vai do técnico ao doutor.
Inscrições até 15/03/2025!
📢15/03: ÚLTIMO dia: inscrição BOLSA na Astrofísica do INPE!👩🏽🔬📚
PARA ACESSAR AS INFORMAÇÕES É NECESSÁRIO FAZER LOGIN NO GOV.BR
Apoio ao desenvolvimento do Radio Observatório Pierre Kauffman (ROPK)
1. OBJETIVO DA BOLSA
Apoio em atividades para colocar a antena de 13,7 m do Radio Observatório Pierre Kauffman (ROPK) novamente em operação.
2. CARACTERÍSTICAS DA BOLSA
Tipo e Nível da Bolsa DTC-B - R$ 7.800,00
Período e prazo da bolsa abr/2025 a dez/2025 (9 meses)
Data da Solicitação 20/02/2025
3. QUALIFICAÇÃO ESPERADA PARA O BOLSISTA
Profissionais de Engenharia Elétrica, Computação, Física ou áreas correlatas, doutor (mínimo 1 ano de experiência), mestre (4 anos), graduado (8 anos) ou técnico (10 anos), com experiência profissional em atividades relacionadas a:
- Software para aquisição de dados e controle de equipamentos de laboratório e instrumentação.
- Sistemas embarcados (microcontroladores, Arduíno, Raspberry-Pi, single-board computer - SBC).
- Circuitos digitais e analógicos
- Desejável experiência em micro-ondas e/ou "software defined radio" - SDR.
- Desejável experiência em protocolo industrial Ethercat.
- Desejável experiência em FPGA (Verilog)
- Desejável experiência em Linux, software livres, interfaces gráficas (GUI)
- Linguagens: C/C++ e Python (Numpy, Matplotlib, Scipy)
Não é necessário morar em Atibaia ou região, mas deve ter disponibilidade para passar alguns dias seguidos no Observatório em Atibaia.
4. RESUMO DO PLANO DE TRABALHO
Realizar atividades necessárias para colocar a antena em operação, incluindo desenvolvimento de software em C/C++, scripts Python, firmware embarcado, automação e controle, coleta e análise de dados.
5. ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO
O bolsista poderá dar apoio nas seguintes atividades:
- O novo sistema de rastreio, que inclui a troca dos motores e a transformação do sistema de controle de analógico para digital, está funcionando satisfatoriamente, sendo necessário balancear a antena.
- Os receptores de continuo (22 e 43 GHz) funcionam com os mesmos ganhos que antes da parada do Observatório em 2014, de forma que já seria possível reiniciar as observações, faltando a re-determinação das constantes de apontamento.
- O receptor de linha de 22 GHz refrigerado está funcionando satisfatoriamente a temperatura ambiente e também pode ser utilizado. O sistema criogênico deverá ser testado.
- Um espectrômetro foi desenvolvido e está funcionando a partir de uma placa SDR. Este espectrômetro requer o uso de um computador para calcular a transformada de Fourier e comporta uma única polarização. Existe um outro módulo (Roach2) que permite extrair as duas polarizações e não requer computador externos, que poderia ser programada.
- É necessário programar a placa Ethercat para leitura dos encoders e comunicação com o computador de apontamento.
- Uma vez concluído o ponto 5. será possível substituir os computadores de rastreio e aquisição de dados por outros mais modernos. Salientamos que se trata de computadores simples, de origem nacional e rápida compra. Isso permitirá atualizar os softwares de rastreio e aquisição de dados.
- Desenvolvimento de um sistema que ligue automaticamente o Load e Noise Source. Este Sistema está sendo planejado pelos técnicos do Observatório, utilizando relês e SBC.
- Programação de uma placa A/D para substituir o voltímetro digital programável.
6. PROCESSO DE SELEÇÃO
Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O e-mail deve mencionar no campo assunto da mensagem "BOLSA DIAST/2025/002". Os currículos devem ser enviados até o dia 15/03/2025.
Serão selecionados todos os currículos que atenderem aos critérios estabelecidos no ITEM 3 (Qualificação Esperada para o Bolsista). Estes currículos serão considerados "Currículos Válidos".
Os Currículos Válidos serão avaliados por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois servidores da Divisão de Astrofísica do INPE que farão as análises e o ranqueamento conforme ITEM 3.
A banca examinadora poderá solicitar entrevistas online para esclarecimentos referentes à candidatura, caso julgue necessário.
FONTE: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Astrofísica do INPE e Divisão de Astrofísica do INPE