Acesso em:

Memória digital das escolas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Por que preservar?


Muitos temas estão emergindo na atualidade, ganhando maior relevância na sociedade e transformando a escola cada vez mais no espaço necessário para novas abordagens e aprendizagens. A escola, enquanto organismo fundamental para o desenvolvimento social, vai se moldando às novas necessidades e expectativas de seus alunos, buscando inseri-los no contexto mais amplo da cidadania: o da consciência crítica. Nesse cenário, encontra-se a Educação Patrimonial, em concordância com a linha de pensamento que entende como fundamental o papel da escola no resgate de sua própria identidade cultural e identidade de sua comunidade como um todo. Os projetos desenvolvidos nesse campo do conhecimento possibilitam um amplo trabalho interdisciplinar, valorizando as iniciativas dos alunos para o levantamento da memória local. Como resultado de um projeto de resgate de memória, espera-se que a escola possa recuperar os seus valores históricos, sejam eles materiais ou imateriais, consagrando a sua comunidade com um espaço de memória físico e virtual, a ser por ela preservado, alimentado e salvaguardado para as futuras gerações.

 

Espaços de Memória – com o aporte das mídias

Para a criação de espaços de memória na própria escola, é importante que seja realizado um projeto pedagógico interdisciplinar, que tenha início com envolvimento dos alunos, funcionários e de toda a comunidade. Na busca da memória escolar, é preciso que se faça um levantamento de informações e referências históricas, partindo de entrevistas com as pessoas mais antigas na comunidade e registrando tudo que for apurado.

Os recursos tecnológicos da atualidade são suportes que possibilitam o registro das informações, dados e imagens de forma variada, rápida e eficiente. A partir de materiais coletados de áudios, fotos, filmagens e textos, peças em formatos digitais variados podem ser criadas pelos alunos, com o apoio dos professores:

PowerPoint, vídeo/documentário, exposição fotográfica, site, blog, folder, jornal, programa de rádio.... Enfim, a história da escola, de sua comunidade, de seu bairro aparece para o mundo, e o mais importante: se perpetua para as futuras gerações.

O fundamental é que os alunos, a partir de conversas, entrevistas, buscas e visitas, conheçam a história que os cerca para preservar, cuidar, conservar e principalmente valorizar a escola e a comunidade. Como resultado desse trabalho, é importante criar o “‘Espaço de Memória” da escola. Não importa o tamanho desse espaço, mas que seja cuidadosamente preparado, protegido do sol intenso, da chuva e do mofo, pois fotografias, DVDs, livros e demais objetos que comporão o espaço precisam ser bem cuidados e conservados. Veja neste portal da DTAE a divulgação de algumas notícias inspiradoras sobre projetos escolares com ênfase em Educação Patrimonial.


Ana Lúcia Motta Baeta - 2017
Técnica da Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

 

Referência:
BAETA, Ana L. M. Educação Patrimonial: proposta de ação para a preservação da memória e do patrimônio cultural da comunidade escolar utilizando as TIC. Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação em Tecnologias em Educação-PUC-Rio/2010.


Sobre Educação Patrimonial – sugestões de leitura:

- Livro “Educação Patrimonial: reflexos e contribuições para a Educação Patrimonial” - Coleção Lições de Minas, volume 23 - Publicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

- A Escola como espaço de memória e de Preservação do Patrimônio

http://historiahoje.com/a-escola-como-espaco-de-memoria-e-de-preservacao-do-patrimonio/  

- Patrimônio escolar, memória e identidade

http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/patrimonio-escolar-memoria-e-identidade/  

- Guia Básico de Educação Patrimonial - IPHAN

http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf 

 
Algumas publicações

SRE - Caxambu
EE Ruth Martins de Almeida - município: Caxambu/MG.

SRE - Pará de Minas
EE Torquato de Almeida - município: Pará de Minas/MG.
 
SRE - Pará de Minas
EE Francisca Botelho - município: Pitangui
 
SRE - Teófilo Otoni
EE Dr Joao Beraldo - município: Carlos Chagas

Compartilhe conosco a memória de sua escola
 
Envie um breve histórico de sua escola, juntamente com fotos mostrando a fachada do prédio e os principais espaços comuns (pátio, jardim...) e fotos dos objetos que compõem o acervo histórico de sua escola. 
 
Se vocês já criaram o "Espaço de Memória" de sua escola, compartilhe conosco a sua experiência. Envie um breve registro de como vocês desenvolveram esse trabalho e selecione algumas fotos para publicarmos aqui.      
 
Nosso e-mail é:
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Telefone: (31) 3915-3594

 
 

 

Prédio Minas - Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 10º e 11º andar Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves Bairro Serra Verde - Belo Horizonte / MG CEP: 31630-900

Temos 34 visitantes e Nenhum membro online

© 2018 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Todos os Direitos Reservados.