A plataforma Escolas Conectadas disponibilizou o curso "Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?", na área de desenvolvimento e recomposição.
O curso está disponível até 27/02/2023 e é on-line, com certificado e gratuito.
RESUMO
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo, vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. Dentro de um contexto de defasagem, com o retorno das aulas presenciais, muitos professores têm se questionado: “como saber se meu aluno está avançando?”.
O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- reconheça a importância de planejar evidências para verificar o avanço das aprendizagens, relacionando-as com os objetivos estabelecidos;
- sinta-se capaz de selecionar possibilidades de atividades avaliativas que gerem evidências de aprendizagem;
- possa justificar a seleção de evidências que propiciam a verificação das aprendizagens.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento;
- mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para evidenciar as aprendizagens por eles construídas. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem, selecionar atividades avaliativas que gerem evidências consistentes e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo dos processos de realização de atividades e construção de parâmetros para exteriorizar os conhecimentos produzidos.
Trajetória
Ao todo, você terá acesso a três unidades formativas, cada uma com dois módulos.
Módulo 1 – Evidências de aprendizagem como parte do planejamento pedagógico
No Módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. Assim, vamos caminhar para perceber a importância de planejar evidências que permitam saber em que medida os objetivos estão sendo ou não alcançados pelos alunos.
Módulo 2 — A importância de coletar evidências para acompanhar a aprendizagem
No Módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.
Módulo 3 – Coletando evidências para além da fotografia instantânea
No Módulo 3, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. Seu desafio será verificar o planejamento apresentado e construir um feedback propositivo, usando como argumentos seus conhecimentos prévios e outros construídos nos módulos anteriores.
Módulo 4 – Evidências de aprendizagem aceitáveis e suficientes
O Módulo 4 traz para você uma oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos de aprendizagem. Vamos partir da reflexão para a ação, gerando evidências alinhadas aos objetivos previamente estabelecidos.
Módulo 5 – Atividades que apoiam a verificação das aprendizagens
No Módulo 5, você será convidado(a) a contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais. Além disso, irá refletir sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar a verificação das aprendizagens.
Módulo 6 – Aplicando a ideia de evidências de aprendizagem em um planejamento
No Módulo 6 serão oferecidos subsídios que permitirão a você pensar em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
16/01 a 27/02
FONTE: Escolas Conectadas