A plataforma Escola Digital apresenta, em relação à celebração do Dia Internacional da Luta contra a AIDS, dia 01/12, materiais sobre AIDS, ISTs e sexualidade em aula.
São ferramentas digitais totalmente gratuitas!
Em 01 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. Se esse é um assunto difícil de ser tratado socialmente, é na sala de aula que ele deve começar a ser desmistificado. E com os recursos da Escola Digital, você tem uma série de possibilidades.
Confira os recursos digitais que separamos para você trabalhar esse tema e outros relacionados. Aproveite e planeje suas aulas!
A abordagem sobre infecções sexualmente transmissíveis perpassa por assuntos mais abrangentes: sexualidade e métodos contraceptivos. Este plano de aula, direcionado à disciplina de Ciências para o 8º ano, traz tudo isso para a pauta como parte de uma série de planos nessa temática.
Além disso, apresenta e propõe a discussão sobre sexualidade em vários âmbitos: físico, mental e emocional, desenvolvendo a consciência e a responsabilidade dos estudantes.
Este plano de aula é um ponto de partida para questionar e quebrar estereótipos relacionados à sexualidade. O primeiro deles é a diferenciação entre os conceitos de AIDS e HIV, tratados popularmente como sinônimos, e a quebra de preconceitos contra pessoas portadoras do vírus.
Os alunos devem entender, a partir dele, as múltiplas dimensões de sexualidade, além de entender a ação e eficácia dos diferentes métodos contraceptivos na prevenção de gravidez e ISTs.
A partir desta sequência didática, seus alunos vão interagir enquanto aprendem sobre as ISTs mais comuns, suas características principais, formas de prevenção e tratamento. As aulas são propostas para estudantes do final do Ensino Fundamental e início do Ensino Médio e reúnem uma riqueza de recursos visuais e materiais complementares.
Por meio desta vídeoaula, os alunos podem compreender sobre os conceitos relacionados à AIDS, como as formas de prevenção e tratamento. Eles também vão entender mais o contexto em torno da doença, a situação atual de epidemia no Brasil e no mundo.
FONTE: Escola Digital