A plataforma Escolas Conectadas oferece cursos totalmente gratuitos, on-line e com certificado incluso, direcionados à como avaliar a alfabetização e ensino hídrico.
Como você presencia diariamente no seu papel de educador, o ensino passa por constantes mudanças. E uma das mais recentes foi a adaptação ao modelo híbrido e remoto de ensino.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desafio se volta para o processo de alfabetização, especialmente aos alunos com maior dificuldade em ler e escrever.
É preciso usar os novos letramentos da cultura digital. Confira essas dicas de cursos totalmente gratuitos e on-line:
- Alfabetizando na cultura digital
Com essa formação, você vai participar de uma construção coletiva para engajar seus alunos em práticas sociais de escrita. Além disso, vai descobrir práticas pedagógicas que outros educadores já aplicam para incentivar os estudantes a escrever. Você vai desenvolver seu conhecimento no diagnóstico de apropriação da leitura e escrita, para que seus alunos avancem no processo de alfabetização e do sistema alfabético. Eles vão participar de interações sociais mediadas por textos e desenvolver uma relação positiva com as atividades de ler e escrever.
- Escrita colaborativa por meio do professor: indicação literária
Como é possível despertar as primeiras noções de interpretação de texto em alunos que estão no início do Ensino Fundamental? Com muita diversão envolvida, é claro! Este plano de aula coloca o professor no centro da prática pedagógica, entre o aluno e o conhecimento. Com pouco texto, a ideia é que seus estudantes consigam fazer interpretação visual, aprendam a pronunciar sílabas e façam as primeiras tentativas de escritas. Enquanto isso, desenvolvem coordenação motora, sonorização e raciocínio lógico.
FONTE: Escolas Conectadas