O 21º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) tem como tema, nesse ano, A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais.
O evento acontecerá de 20 a 27/11/2022, em modo remoto.
As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até 12/06/2022. Mais informações: http://bit.ly/3xgllfi
APRESENTAÇÃO
O Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE é um evento científico, no campo educacional, que ocorre bianualmente com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores, docentes da Educação básica e superior, demais profissionais da educação, assim como estudantes de graduação e pós-graduação. A cada edição o ENDIPE se consolida como um dos maiores eventos acadêmicos na área da Educação, reunindo mais de três mil participantes em suas últimas edições, sendo que no Rio de Janeiro, o evento, por ter ocorrido no ano pandêmico de 2020, foi realizado em modo remoto e recebeu mais de sete mil inscrições. O ENDIPE surgiu a partir da iniciativa de um grupo de docentes que, reunidos em um seminário, realizado na PUC-Rio, em 1982 e 1983 e denominado “A didática em questão” teve como objetivo problematizar e discutir o objeto e objetivos da Didática, sua orientação epistemológica e política bem como a natureza de suas propostas para os processos de ensinar. Esses seminários contaram com a participação de cerca de 60 pessoas e se encontram na origem dos atuais Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino. A realização do seminário “A Didática em Questão”, em 1982, na PUC-Rio, foi marcada por profundo compromisso com a construção dos caminhos de redemocratização da sociedade brasileira naquele contexto. Esse princípio orienta e inspira a condução das ações, no sentido de aprofundar a compreensão sobre a necessária articulação dos processos educacionais com as dinâmicas de transformação e reconstrução do estado democrático de direito em nosso país. A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao ensinar e ao aprender, o que envolve, mais especificamente, a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação de grupos, de questionamentos, de novas ideias e reflexões.
As edições anteriores do ENDIPE foram organizadas por instituições de educação superior, sendo que, na assembleia final de cada encontro, há apresentação de candidaturas para sediar o evento seguinte. Tendo em vista que a edição de 2022 constitui o vigésimo primeiro encontro, a Universidade Federal de Uberlândia apresentou-se como instituição para organizar e realizar o XXI ENDIPE em colaboração com outras Instituições de Ensino Superior, dentre elas a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); UFCat (Universidade Federal de Catalão); IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro); UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais); UNIUBE (Universidade de Uberaba).
Especificamente, a Didática e as práticas de ensino têm se constituído como áreas da educação que vem sendo marcadas pelo atual contexto de expressivo retrocesso nas conquistas de direitos, nas políticas sociais e educacionais. Ao elegermos como tema - A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais, o 21º ENDIPE se propõe a problematizar a educação como prática social em interface com a didática e as práticas de ensino, frente aos desafios impostos especialmente no campo da educação, que tem sido alicerçado no ideário neoliberal, com forte apelo da visão neoeconomicista por parte de instâncias do atual governo. Nesse cenário marcado por grave crise sanitária, econômica e política, assinalada por preocupante involução das políticas sociais e educacionais, pelo crescimento das desigualdades, pela intolerância, violência e discriminações, o XXI ENDIPE se anuncia como espaço político-pedagógico aglutinador de processos coletivos e democráticos, que tem como compromissos a qualidade social da educação, em todos os níveis e modalidades, em defesa do Estado Democrático de Direito. Portanto, esse contexto nos provoca a coletivamente superar a falta de esperança, o cansaço e o desânimo que nos marcam nesse grave tempo, mas, constitui-se, sobretudo em oportunidade que nos insta a resistir e a encontrar alternativas possíveis para consolidar a educação pública, laica, de financiamento estatal e inclusiva, de acordo com os parâmetros constitucionais.
Esperamos que a XXI edição do ENDIPE, mesmo nos limites que o modo remoto nos impõe, se constitua em importante palco de reafirmação dos compromissos com a democracia brasileira. Essa defesa ocorre não somente desde a primeira edição, mas em todos os ENDIPES que se sucederam. Que estejamos firmes e possamos vislumbrar possibilidades de articular os processos educacionais com as dinâmicas de transformação e construção de uma sociedade democrática, pautada na justiça social, no pluralismo de ideias e concepções, fundamentais ao desenvolvimento humano.
OBJETIVOS
- Divulgar pesquisas, estudos, experiências sobre a Didática, práticas de ensino, docência, saberes docentes, currículo e formação de professores, no entrecruzamento de múltiplos olhares sobre o cenário político-social da atualidade, seus desafios, embates, enfrentamentos e implicações sobre a educação básica e educação superior.
- Discutir e aprofundar compreensões sobre a didática na contemporaneidade, com base em abordagens críticas, emancipatórias, inovadoras, criativas, em busca da compreensão e (re)construção de práxis efetivas em favor da transformação social.
- Aprofundar experiências formativas, confrontar paradigmas, aprimorar espaços de interlocução, diálogos e de trabalho colaborativo entre as diversas instituições de educação superior e educação básica.
PÚBLICO ALVO
Docentes da educação básica e superior, profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação.
EIXOS
- Eixo 1: A Didática como campo epistemológico e disciplinar
- Eixo 2: A Didática e os Saberes docentes estruturantes na formação de professores
- Eixo 3: A Didática e as tecnologias da informação e comunicação no currículo e práticas de ensino
- Eixo 4: A Didática e Práticas de Ensino na perspectiva da Educação como Direito Constitucional e os desafios políticos da atualidade
- Eixo 5: A Didática e as Práticas de ensino nas políticas de formação de Pedagogos(as)
- Eixo 6: A Didática e as Práticas de Ensino nos cursos de Licenciatura: entre tensionamentos e perspectivas
- Eixo 7: A Didática, Práticas de Ensino - Infâncias, Juventudes e Vida Adulta
- Eixo 8: A Didática, Práticas de Ensino, Educação das Relações Étnico-raciais, Diversidade e Inclusão Escolar
- Eixo 9: A Didática da Educação Superior
COORDENAÇÃO GERAL
- Geovana Melo – UFU
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
- Andréa Maturano Longarezi - UFU
- Priscilla de Andrade Silva Ximenes - UFCAT
COMITÊ CIENTÍFICO
- Coordenação Geral:
- Camila Lima Coimbra - UFU
- Roberto Valdés Puentes - UFU
FONTE: Endipe