“O Futuro dependerá daquilo que fazemos no presente – Mahatma Gandhi”
Nem é bom imaginar esse cenário! Mas perguntas como esta devem passar pelo cotidiano das discussões nas escolas, porque é preciso formar na sociedade a consciência sobre o tamanho do problema, para buscarmos todos juntos a redução do desperdício de energia e o uso mais racional dos recursos.
Para apresentar o material didático que será enviado às escolas, foi realizado em BH, na última quinta-feira (22), mais um encontro do Projeto “Conexão Educar”. Desta vez estiveram reunidos os educadores das escolas públicas estaduais de Sabará e Barão de Cocais, municípios sob a jurisdição da SRE Metropolitana A.
Representando a equipe pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, estiveram presentes as analistas (foto acima) Juliana Paula Malheiros, Lídia Suzana Fontes e Mônica Couto, da Diretoria de Ensino Fundamental - DIEF.
A parceria da SEE com a CEMIG para a implementação do projeto de educação ambiental “Conexão Educar” é comentada pelas especialistas da SEE. Segundo Mônica, a possibilidade de promover nas escolas a discussão de questões relacionadas à sustentabilidade vai ao encontro de uma educação voltada para o ensino significativo, onde os saberes alcançam os estudantes e sua comunidade. “O projeto abordará diferentes temas relacionados ao ambiente e visa estimular a mudança de hábito em relação, não só ao consumo de energia elétrica, mas também às práticas cotidianas de consumo. O projeto permitirá o trabalho interdisciplinar da temática da sustentabilidade de forma sistematizada nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, de modo que a formação do estudante será refletida no seu espaço de vivência”, avalia.
Alguns dados apresentados mostram o grande desafio:
- A escassez de água atinge a 2 bilhões de pessoas, ou seja, cerca de 30% da população mundial já vive o drama da falta de água.
- No Brasil, a falta de água afeta 46 milhões de pessoas.
- Estudo da ONU estima que se a temperatura global aumentar cerca de 1,5° C poderá causar a extinção de 70% das espécies animais da Terra.
- Estimativas indicam que a população da Terra será de 9 bilhões no ano de 2050 e de 11 bilhões em 2100.
- Esta superpopulação será puxada pelos países mais pobres.
- O Brasil é o país campeão mundial em desmatamento, especialmente na Amazônia.
Alternativas para desacelerar o esgotamento dos recursos da Terra:
- Uso de energia limpa (eólica, por exemplo, na qual o Brasil tem grande potencial)
- Redução do consumo
- Reflorestamento
Dicas aos professores para economia de energia ao usar o computador:
- Sempre que possível dê preferência aos computadores compactos (notebooks), que consomem menos energia.
- Os monitores com tela em LCD ou LED são mais econômicos.
- Sempre desabilitar o descanso de tela e configurar a máquina para o modo de economia de energia.
Como professora de Língua Portuguesa, a analista educacional da SEE, Lídia Suzana, explica que os temas relacionados ao meio ambiente, uso racional da água e da energia podem ser trabalhados nos conteúdos da disciplina de diversas formas. “Primeiramente o professor precisa conhecer o perfil de cada turma. A partir daí ele irá estabelecer um plano de ação para cada turma, envolvendo estratégias diferenciadas e buscando motivar os estudantes. O assunto pode ser trabalhado em debates, seminários, peças teatrais, produções de textos dissertativos e argumentativos. Pode-se também realizar trabalhos que envolvam gêneros literários com obras que abordam temáticas relacionadas a meio ambiente, aproveitar notícias de jornais, e promover a produção coletiva de um jornal na escola, com informações sempre atualizadas”, explica.
O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, ressalta que será importante constatar que, devido à atuação dos estudantes, suas famílias mudaram seus hábitos, promovendo o uso mais racional de seus aparelhos, como geladeira e chuveiro, por exemplo, levando à economia de energia. Esse resultado beneficiará a toda a sociedade, pois estamos todos preocupados com o nosso Planeta.
Acima, Michelline, Helga e Danielle. Helga Lima (ao centro), diretora, e Danielle Machado (direita), professora, representam a Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, bairro Jardim Castanheira, em Sabará.
Michelline Rezende é diretora da Escola Estadual Professora Angélica Maria de Almeida, no bairro Nações Unidas, em Sabará. Ela disse que considera muito válida a parceria da Cemig com a Secretaria de Educação para desenvolver projetos que promovam estudos e discussões dentro da escola, até para alcançar a redução de consumo de energia elétrica dentro da própria escola. “Já estamos nos empenhando para fomentar a consciência ambiental em nossos alunos e na formação de bons hábitos. O Projeto Político Pedagógico de nossa Escola contempla ações que visam essa formação, e uma das consequências será a economia de energia também na residência do aluno”, ressalta a diretora.
Vanessa Chaves (acima), diretora da Escola Estadual Bilu Figueiredo, centro de Sabará, opinou sobre o projeto: “Acho de grande importância porque envolve a todos e podemos ajudar na orientação dos professores no trabalho com este tema tão importante que é o meio ambiente. Desde que o professor aprofunde mais o seu conhecimento terá melhor condição de repassar para os alunos e sensibilizá-los para a importância de cuidar do ambiente, economizar, refletir sobre seus hábitos. Infelizmente, nem todo mundo consegue se atualizar por jornais e outros meios, então o curso possibilita um enriquecimento do conhecimento do professor”. Além disso, Vanessa lembra que muitos alunos não têm na própria família condições que lhes possam dar uma base para a formação de uma consciência crítica, então a escola é fundamental para essa formação.
Foi realizada uma simulação do consumo de energia elétrica junto aos educadores. Rosângela de Paula, supervisora pedagógica na Escola Estadual Padre Heitor, de Barão de Cocais, apresentou sua simulação e manifestou que achou de grande valia o evento e o quanto é importante repassar aos colegas a atualização sobre os temas apresentados.
O material didático será distribuído nos próximos dias às 1.122 escolas estaduais participantes do projeto. Os instrutores da capacitação esclareceram que os professores que também trabalham na rede municipal, ou em outra unidade da rede estadual, podem usar o material junto aos seus alunos de outras escolas.
Outras informações sobre o Projeto Conexão Educar estão disponíveis neste portal da DTAE, no link: http://portaldtae.educacao.mg.gov.br/index.php/formacao/projetos/conexao-educar#orientacoes
23/03/2018
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