Com objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Plataforma Aprenda Mais.
A plataforma já possui 90 cursos e visa capacitar mais de 820 mil estudantes e profissionais até 2025.
Com objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Plataforma Aprenda Mais. O ambiente virtual já conta com a oferta de 90 cursos autoinstrucionais em 12 áreas distintas do conhecimento e visa capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. A iniciativa se apresenta como uma estratégia para capacitar a sociedade por meio de cursos abertos, on-line e massivos, tendo em vista o novo cenário de formação que se utiliza de ferramentas de educação a distância, para apoiar o desenvolvimento das pessoas em ambiente virtual.
A plataforma foi lançada com a disponibilização de cursos no formato Massive Open Online Course (MOOC) da Rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a possibilidade de emissão de certificados aos concluintes. Os cursos possuem em média 40 horas de duração e são ofertados por áreas de conhecimento: ambiente e saúde; ciências exatas; ciências humanas; desenvolvimento educacional e social; gestão e negócios; idiomas línguas e literatura; informação e comunicação; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; segurança e turismo, hospitalidade e lazer.
A plataforma foi criada visando à unificação da oferta de cursos massivos da Rede Federal de Educação Profissional para a sociedade em geral, que possibilitasse mais opções de qualificação aos brasileiros. O ambiente virtual é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Ainda neste mês, o MEC publicou a Portaria nº 491, de 7 de outubro de 2021, que instituiu oficialmente a Plataforma Aprenda Mais e o seu comitê gestor que tem como objetivo desenvolver a gestão educacional, o monitoramento e a avaliação da plataforma. O comitê instituído também é responsável por coordenar o processo de seleção dos cursos que serão disponibilizados no ambiente virtual.
Para se inscrever nos cursos ofertados pela Plataforma Aprenda Mais do Ministério da Educação, clique aqui.
FONTE: MEC