Hoje, 20/09/2021, às 18h, vai acontecer o encontro virtual da série “Conversas que Aproximam 2021” sobre educação antirracista.
O evento será mediado por Lia Glaz, gerente da área de educação da Fundação Telefônica Vivo, e contrá com a participação de: Conceição Evaristo, Carolina Chagas Schneider e Fernanda Chagas Schneider.
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel do professor para garantir a efetivação da Lei nº 10.639? Essas questões, essenciais à escola e à sociedade, serão abordadas na publicação Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista e nessa live.
Saiba mais sobre as convidadas:
- Conceição Evaristo - escritora, ficcionista e ensaísta. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Tem 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Recebeu Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association assim como o Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo.
- Carolina Chagas Schneider - doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo especialização em Alfabetização e Letramento pela mesma universidade. Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS. Leciona na rede municipal de ensino de Porto Alegre desde 2003. Faz parte do grupo de ações e reflexões em educação antirracista Canjerê.
- Fernanda Chagas Schneider - graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UFRGS e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS. Atua hoje como professora de séries iniciais no município de Porto Alegre.
Já a mediação será feita por Lia Glaz, formada em administração pública pela FGV-EAESP e com mestrado na área de desenvolvimento econômico e político pela SIPA-Columbia University, Lia hoje lidera a área de educação da Fundação Telefônica Vivo.
Conheça também o curso gratuito: Escola para todos - promovendo uma educação antirracista. Confira outros cursos do Escolas Conectadas e clique aqui para acessar as formações disponíveis do Portal TRILHAS.
Sobre o Escolas Conectadas
O projeto Escolas Conectadas pertence ao programa de educação global do ProFuturo, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”, que investe na formação continuada a distância, na inovação e no compartilhamento de conhecimento entre professores para transformar a educação do País.
Sobre o Portal TRILHAS
O TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. O principal objetivo do portal é contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental.
FONTE: Escolas Conectadas