Vai até 23/08/2021, o período de inscrição para seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica para alunos e professores orientadores da rede pública estadual. De acordo com o edital da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a proposta de Iniciação Científica para a Educação Básica visa fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais. A iniciativa faz parte do Agosto das Juventudes, desenvolvido pela SEE/MG. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os jovens estudantes da rede.
Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, 4º período da Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino Fundamental, 1º período da EJA Ensino Médio e professores de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais para integrar o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica.
“O objetivo do Projeto Iniciação Científica na Educação Básica é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem problemas no seu contexto social e possam propor e promover soluções para os mesmos”, destaca o edital da SEE 09/2021.
Dinâmica
Para participar, os alunos devem estar matriculados e frequentes nas escolas da rede estadual. A carga horária do projeto será contabilizada em atividades que serão realizadas em turno diferente ao que o aluno estuda. Ao todo, cada projeto deve ter de 10 a 12 estudantes. No caso do professor orientador, será escolhido um por escola.
Os projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos deverão estar dentro de uma das quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Serão selecionados 400 projetos, um por unidade de ensino. Desse total, 200 são restritos ao eixo “Territórios de Iniciação Científica (TIC)” e outros 200 ao de “Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS)”.
O processo seletivo dos projetos ocorrerá em três etapas. Na primeira delas, a gestão escolar vai escolher qual iniciativa vai representar a unidade de ensino e encaminhá-la à Superintendência Regional de Ensino (SRE) responsável pela localidade. Na sequência, a SRE vai escolher a quantidade de projetos - de acordo com o estabelecido para cada uma -, e encaminhar ao Núcleo Gestor da Unidade Central da SEE/MG. Por fim, a banca avaliadora vai fazer a seleção final.
Serão considerados como critérios a relevância do tema de pesquisa para a comunidade, a clareza e coesão do projeto, além da originalidade na elaboração da proposta. A participação da escola no Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio nos anos de 2017 e 2018 em uma das ações, Territórios de Iniciação Científica (TIC) ou Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS), também renderá pontuação.
Inscrições
O professor orientador e os estudantes pesquisadores deverão elaborar o projeto e apresentá-lo à Gestão Escolar que selecionará um projeto da escola, e posteriormente o enviará, no ato da inscrição, por meio do formulário online, disponível neste link.
No dia 1º de outubro, a SEE/MG divulgará no site www.educacao.mg.gov.br a lista com a relação de projetos aprovados.
Para mais informações, basta acessar o edital do processo de seleção clicando aqui.
Este é o segundo edital a ser publicado do Projeto Iniciação Científica na Educação Básica - ICEB. O primeiro foi destinado à seleção de curadores para o Projeto. Foram selecionados 12 professores efetivos da rede estadual de ensino, três para cada área do conhecimento que integraram o Núcleo Gestor da ICEB. O resultado final da seleção pode ser acessado clicando aqui.
FONTE: SEE.MG