O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br), por meio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br), promove hoje, 25/3/21, às 10h, o Seminário Internacional de Governança da Internet, com o tema da Mesa 1: Brasil e o pioneirismo na governança multissetorial da Internet, para resgatar o pioneirismo e a história da governança da Internet no Brasil.
O evento será transmitido pelo YouTube. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=emBmDlLFB1Q.
A definição do conceito de “Governança da Internet” está em constante disputa pelos atores que compõem o esforço criado para interconectar a todos na chamada aldeia global. Ainda que a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI) tenha forjado a acepção mais amplamente adotada, reiterando que multissetorialismo e governança da Internet se entrecruzam, a busca por formas de designar o equilíbrio na participação nas instâncias de decisão de governança da Internet continua sendo controvérsia em aberto.
Discutir temas que fazem parte da ordem do dia da Governança da Internet se faz ainda mais necessário no atual momento, no encerramento de duas décadas deste novo milênio. É nesse contexto que a Escola de Governança da Internet promove o Seminário Internacional de Governança da Internet, que tem por objetivo abordar passado, presente e futuro da governança da Internet, refletindo sobre suas origens, desafios e perspectivas que ajudem a apontar limites, possibilidades e oportunidades para a nova década.
As atividades do Seminário serão distribuídas em três eixos. Cada um deles contará com dois workshops, com duração de aproximadamente 2h30min, e ocorrerão em dias diferentes. Os eventos serão on-line e ao vivo, com espaço para perguntas e interação com o público.
À exceção da primeira atividade, dedicada aos pioneiros da Internet no Brasil, cada mesa contará com um mediador brasileiro e dois convidados internacionais, reunindo especialistas, estudiosos e grandes referências nas suas respectivas áreas de atuação que apresentarão visões distintas ou complementares de forma a promover um debate que possa contribuir para a construção de perspectivas sobre o futuro da Governança da Internet.
Confira o programa completo nas abas abaixo.
EIXO 1: GOVERNANÇA DA INTERNET
- 25/3/21, às 10h - Mesa 1: Brasil e o pioneirismo na governança multissetorial da Internet
Resgatar o pioneirismo e a história da governança da Internet no Brasil,e como as lições aprendidas no passado podem ajudar a compreender os desafios do presente, e contribuir para a construção de um futuro ainda mais inclusivo e democrático.
Palestrantes
- Hartmut Glaser - Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil
- Demi Getschko - Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
- Carlos Alberto Afonso - Criador do Alternex, primeiro provedor voltado para organizações do terceiro setor, e diretor-executivo do Instituto Nupef
Mediação: Cristina de Luca, jornalista do UOL Tecnologia
- 30/3/21, às 10h - Mesa 2: Os desafios da governança global da Internet e a construção de espaços multissetoriais
O que é governança da Internet? Como enfrentar o desafio de ampliar a representação, o engajamento e a participação dos atores nos espaços de governança da Internet?
O workshop abordará o estado da arte da estrutura do sistema de governança nos seus múltiplos aspectos e como que se dá a representação dos setores interessados nos diferentes espaços. Os participantes serão incentivados a discutir os desafios da representação, engajamento e real efetividade da participação a partir das experiências concretas nos diferentes espaços de governança.
Palestrantes
- Marília Maciel (França) - Pesquisadora de Políticas Digitais da DiploFoundation
- Laura DeNardis (EUA) - acadêmica e professora da Escola de Comunicação da American University. Autora dos livros: The Global Politics of Interoperability (2011); Protocol Politics: The Globalization of Internet Governance (2009) e The Global War for Internet Governance (2013)
Mediação: Fernanda Rosa (Brasil) - pós-doutoranda na Annenberg School for Communication da University of Pennsylvania
- 1/4/21, às 10h - Mesa 3: Multissetorialismo e processo deliberativo: inclusão, representatividade e democracia
O modelo multissetorial conseguiu consolidar uma prática democrática e inclusiva de tomada de decisão? Qual é o futuro do multissetorialismo para a próxima década?
O objetivo dessa atividade é discutir os limites e os desafios do multissetorialismo como método e prática de decisão nos espaços de governança da Internet. Compreender as falhas, bem como os méritos e apontar caminhos para uma prática democrática e inclusiva nos espaços de governança da Internet. Em última instância, este painel quer buscar responder como o multissetorialismo consegue responder às disputas geopolíticas sobre a definição de políticas no contexto global.
Palestrantes
- Jean-Marie Chenou (Colômbia) - Autor, em conjunto com outros especialistas, do livro “The evolution of global internet governance: principles and policies in the making” (2012) e Professor na Universidade de Los Andes
- Jeanette Hofmann (Alemanha) - Lidera o grupo do projeto ‘The Internet Policy Field’.
Mediação: Virgílio Almeida (Brasil) - Professor associado do Berkman Klein Center da Harvard University. Foi Secretário Nacional de Políticas de Tecnologia da Informação do governo brasileiro e Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
FONTE: egi