Pais e/ou responsáveis, ou estudantes a partir de 18 anos, devem comparecer na escola para a qual foram encaminhados para garantir a vaga.
O período de matrícula para os estudantes que fizeram cadastro escolar pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) segue até o dia 12 de fevereiro nas escolas da rede pública de Minas Gerais. Como a confirmação da vaga ocorre presencialmente na unidade de ensino para a qual o aluno foi encaminhado, é importante que ele, quando maior de 18 anos ou pais e/ou responsáveis, quando menores de idade, fiquem atentos à documentação necessária:
I - Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
II - CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III - Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. São considerados comprovantes de endereço válidos, preferencialmente, as contas de água, energia ou telefone e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis ou aluno, se for maior de idade.
Protocolos sanitários
O processo de efetivação da matrícula está sendo feito de forma presencial e serão seguidas todas as recomendações do Comitê Extraordinário da Covid-19. No momento da matrícula, apenas uma pessoa terá acesso à escola para entregar a documentação e confirmar a vaga. Além disso, será exigida a utilização de máscara para acessar o local e durante todo o procedimento. Somente seguindo todas as medidas sanitárias será autorizado o acesso à unidade escolar.
As famílias devem ficar atentas, pois cada escola elaborou o seu cronograma de atendimento para o momento da matrícula, de acordo com sua realidade. Todas as unidades de ensino também seguem os protocolos de saúde de combate à pandemia.
Consulta
Caso o aluno ainda não tenha consultado o resultado do encaminhamento dos inscritos no SUCEM, basta verificar o e-mail informado no momento em que foi feito o cadastramento. Mas, se o aluno não recebeu ou não se lembra do endereço eletrônico, não há problema. Neste caso, basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e informar o número de inscrição e a data de nascimento do candidato/aluno para visualizar o resultado. Importante conferir se o número da inscrição está correto, para que seja possível a verificação da informação.
FONTE: SEE.MG