A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, participou, nesta quarta-feira (4/11), do webinário “Desafios da Implementação do Novo Ensino Médio”. O evento, realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, debateu os desafios e a importância do Novo Ensino Médio para a melhoria da Educação Pública.
A reunião virtual aconteceu no mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) entregou ao Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio, fato que foi destacado pela secretária Julia Sant’Anna.
“Tivemos a alegria de estar hoje no Conselho Estadual de Educação para fazer a entrega do nosso Currículo do Ensino Médio. A elaboração do documento contou com a participação muito engajada da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e representou um avanço no regime de colaboração. O Currículo mineiro busca essa unidade em relação ao sistema de ensino de Minas Gerais e teve, também, a participação do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG). Também contou com a avaliação crítica de 14 instituições de ensino superior”, destacou Julia.
A secretária ressaltou, ainda, alguns desafios encontrados em Minas Gerais para a implementação do novo ensino médio. “Temos desafios relacionados à construção do processo de formação dedicado aos professores, à estruturação dos itinerários formativos nos municípios mineiros que possuem apenas com uma escola estadual, por exemplo, e também à questão financeira”. O webinário teve a participação de educadores de várias regiões de Minas Gerais, que puderam encaminhar perguntas.
O membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, destacou o panorama sobre a implementação, o cronograma, a elaboração e a revisão dos currículos, além da importância de conectar as experiências vividas pelos estudantes dentro e fora da sala de aula.
O webinário faz parte do ciclo de debates “Gestão da Educação Pública em tempos de crise” e também contou com a participação do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; da Secretária Executiva do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, Alice Ribeiro e da gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho. A mediação foi feita pela coordenadora de Políticas de Ensino Médio do Instituto Unibanco, Rita Jobim.
FONTE: Portal SEE.MG