Desenvolva novas habilidades para superar os desafios atuais e complemente sua formação sobre a BNCC.
Para te apoiar a superar os desafios do cenário atual e aproveitar ao máximo as ferramentas digitais em prol da aprendizagem, NOVA ESCOLA oferece cursos gratuitos para quem deseja adquirir novas competências e habilidades.
O ano de 2020 está sendo desafiador para todos os professores. Os educadores precisaram aprender e incorporar em sua prática estratégias e ferramentas digitais para se adaptar ao ensino remoto.
Para te apoiar a superar os desafios do cenário atual e aproveitar ao máximo as ferramentas digitais em prol da aprendizagem, NOVA ESCOLA oferece cursos gratuitos para quem deseja adquirir novas competências e habilidades. Confira a seguir 24 cursos gratuitos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para começar a estudar ainda hoje:
1. Elabore uma aula online com ferramentas do cotidiano
Ferramentas que usávamos no dia a dia como Facebook e o WhatsApp podem ser grandes aliadas durante o ensino remoto. Com este curso, a partir de casos reais de professores e gestores, você aprenderá como aproveitar ao máximo ferramentas que provavelmente já conhece e também será apresentado ao Mentimeter, recurso que faz enquetes e nuvens de palavras.
Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:
- Construir propostas e aulas utilizando Whatsapp e Facebook
- Interagir com estudantes e gerenciar tarefas de casa por meio de plataformas digitais
2. Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto
Este curso busca apoiar os educadores que enfrentam o desafio de alfabetizar durante o ensino remoto. Entenda as diferenças entre as práticas nas aulas presenciais e a distância para esta etapa, a importância do vínculo entre a família e escola, e dicas de como construir propostas para este momento.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas:
- Compreendam a diferença entre propostas de alfabetização tradicionais e remotas
- Reflitam acerca dos objetivos da aprendizagem e planejamento
- Elaborem propostas para aulas remotas de alfabetização
3. Diálogo com as famílias na pandemia: estratégias para engajá-las
Este curso tem como objetivo auxiliar os educadores a estreitarem os laços com as famílias e consolidar uma parceria de sucesso em prol da Educação. Confira também exemplos práticos de como trabalhar nesse cenário de ensino remoto.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Compreender o que diz a BNCC a respeito dos direitos de aprendizagem
- Entender a importância da empatia e da clareza na relação com as famílias
- Perceber os limites da comunicação com os familiares dos estudantes
4. Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena
Neste curso especialistas discutem como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possibilita que os estudantes construam sua autonomia. A metodologia permite que os alunos criem um percurso de aprendizagem, consolidem habilidades de resolução de problemas e desenvolvimento de projetos.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Compreender os conceitos e benefícios relacionados à Aprendizagem Baseada em Projetos
- Planejar e avaliar utilizando a ABP
5. Google drive: como usar os slides e o formulários de perguntas?
Este curso vai explorar algumas das possibilidades interessantes para o trabalho com ensino remoto usando Google Drive: o Google Apresentações, que permite a criação de slides colaborativos - inclusive com imagens, áudios e vídeos-, e o Google Formulários (ou Forms), que possibilita avaliações e atividades interativas.
Ao final deste curso, espera-se que os educadores sejam capazes de:
- Desenvolver atividades coletivas e individuais utilizando slides do Google Apresentações
- Incluir recursos multimídia no Google Apresentações, e tornar os slides colaborativos
- Criar Forms para atividades, coleta e análise de dados e sistematização das aprendizagens.
6. Videoaulas: como e quando usá-las
A proposta deste curso é discutir os usos de vídeos disponíveis na internet, as aulas ao vivo e gravadas, e como aproveitar ao máximo cada um dos recursos.
Ao final deste curso, espera-se que professores e gestores da Educação Básica sejam capazes de:
- Identificar os diferentes tipos de videoaulas e o momento certo de incorporá-las
- Planejar aulas utilizando recursos de vídeo
- Envolver os alunos por meio de videoaulas
7. Google Classroom: Como criar sua sala de aula online
Durante a pandemia, muitos conheceram as diferentes ferramentas do Google voltados para a Educação. Este curso é focado no Classroom, ou Google Sala de Aula, ferramenta que possibilita a criação de turmas, aplicação de atividades e avaliações em diferentes formatos, e tudo sincronizado com a Agenda Google para organizar as entregas.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Desenvolver práticas de ensino remoto, síncronas e assíncronas
- Disponibilizar materiais de estudo via Google Classroom
- Consolidar atividades e orientações online por meio da Sala de Aula do Google
8. Google drive: como usar o Hangouts e o Docs?
O potencial colaborativo é um dos pontos positivos das ferramentas Google. Este curso vai explorar algumas dessas possibilidades para atividades com interações: você vai aprender a utilizar o Google Hangouts e o Meet, ferramentas de comunicação com vídeo e voz ideais para aulas síncronas, e o Google Docs que permite a construção colaborativa de textos.
Ao final deste curso, espera-se que professores e gestores da Educação Básica sejam capazes de:
- Fazer videochamadas via Hangouts e Meets
- Fazer planejamentos e atividades pelo Google Docs
- Dominar todas as potencialidades dessas três ferramentas Google
9. Crie e edite aulas no Youtube
O vídeo se tornou ferramenta essencial de trabalho. Isso assustou muitos professores que não tinham tanta familiaridade com o formato. Este curso veio para apresentar todas as potencialidades do YouTube, como criar seu próprio canal, e produzir os seus vídeos e lives. É ideal para quem quer perder de vez o receio das câmeras!
Espera-se que, ao final deste curso, o cursista:
- Conheça ferramentas de gravação de videoaulas
- Entenda as funcionalidades do Youtube e identifique as possibilidades de monetização e monitoramento dos vídeos.
10. Como avaliar os alunos a distância?
Durante o ensino remoto fazer o acompanhamento das aprendizagens é um dos grandes desafios dos professores. Por isso, este curso busca responder as principais dúvidas e apresentar os recursos do Padlet, ferramenta que possibilita um monitoramento do desempenho dos estudantes.
Ao final deste curso, espera-se que educadores:
- Conheçam o Padlet e dominar seus principais recursos
- Saibam construir avaliações eficientes e pesquisas de satisfação
11. A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas
A reabertura das escolas segue indefinida no Brasil, mas é importante já se planejar para os desafios do retorno presencial. Este curso propõe reflexões sobre o que priorizar nessa volta, estratégias de acolhimento e envolvimento de toda a comunidade escolar.
Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:
- Saber quais propostas priorizar levando em consideração a BNCC
- Consolidar formatos de aulas e de avaliações na volta às aulas
- Entender como trabalhar aspectos emocionais no retorno
12. Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil
Este curso vai mergulhar na temática dos campos de experiências da BNCC para a Educação Infantil. Estudando a partir desses materiais, professores e gestores escolares poderão entender como a BNCC está estruturada, e de que modo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se articulam com o dia a dia escolar através dos campos de experiências.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Compreender a estrutura da BNCC para a Educação Infantil
- Assimilar experiências que envolvem direitos de aprendizagem na Educação Infantil por meio de diferentes campos de experiências
- Planejar atividades significativas para a Educação Infantil alinhadas aos conteúdos da BNCC
13. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais
Memes, vídeos e podcasts já fazem parte do dia a dia de muitos dos estudantes, seja consumindo ou mesmo produzindo nesses formatos. Este curso apresenta propostas que dialogam com essas linguagens – e ainda colaboram para um uso mais consciente e crítico das plataformas digitais por parte dos alunos.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Incluir gêneros digitais no contexto do ensino remoto
- Conduzir as propostas de produção de conteúdos digitais
- Estimular uma análise crítica dos estudantes a respeito dessas plataformas
14. Metodologias ativas para aulas a distância - Como usar o FlipGrid
As metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Uma ferramenta interessante para esse tipo de prática durante o ensino remoto é o FlipGrid. Este curso se propõe apresentar e aprofundar nas funcionalidades do recurso digital.
Ao final deste curso, espera-se que os educadores:
- Entenda o que é o FlipGrid e criem salas personalizadas dentro do ambiente da ferramenta
- Reflitam sobre princípios e práticas de Metodologias Ativas
15. Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo
A BNCC aborda questões sobre democracia, ciência e sexualidade. Este curso traz a visão de dois especialistas que vão auxiliar na estruturação de debates equilibrados acerca de assuntos delicados de lidar em aulas.
Ao final deste curso, espera-se que os professores:
- Compreendam a forma de lidar com tópicos sensíveis em aula
- Promovam discussões envolvendo ciência, crença, covid-19, racismo, desigualdade, entre outros assunto.
16. Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos
Trabalhar com jogos (analógicos e digitais) permite que os alunos aprendam regras, elaborem estratégias, superarem desafios e articulem conhecimentos. Neste curso, apresentamos como é possível incorporar a estratégia durante o ensino remoto.
Ao final deste curso, espera-se que professores e gestores da Educação Básica sejam capazes de:
- Incluir jogos digitais e analógicos em sua prática.
- Consolidar a aprendizagem após as atividades com jogos
17. Usando o Instagram e recursos avançados do Facebook
Este curso mostra como fazer um uso pedagógico do Instagram e Facebook. Os materiais vão te ajudar, professor, na hora de estabelecer diálogo, estudo e troca de informações por meio das duas ferramentas.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Entender todas as possibilidades de comunicação do Facebook, como grupos e o Messenger
- Conhecer os recursos do Instagram, como stories e vídeos (IGTV)
- Fazer o melhor uso possível de aulas síncronas via lives nas redes sociais
18. Como criar e usar vídeos na Educação
Este curso vai apresentar aos educadores o passo a passo de como produzir roteiros, gravar vídeos, criar o próprio canal no YouTube e como engajar os alunos por meio de aulas no formato de vídeo.
Ao final deste curso, espera-se que os educadores:
- Construam uma identidade para a sua produção de vídeos educacionais
- Conheçam as principais formatos e técnicas para construção de roteiros e gravação e edição de vídeos
- Identifiquem estratégias didáticas para utilizar em suas videoaulas
19. Letramento Matemático na Educação Infantil
Construir as primeiras noções de Matemática na Educação Infantil é desafiador. Este curso propõe ajudar os educadores a esclarecer as principais dúvidas, como a própria importância do letramento matemático com crianças pequenas, como planejar e acompanhar práticas que dialoguem com os campos de experiência da BNCC, e como construir experiências significativas em torno da Matemática.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Corresponder a ideia de campos de experiência da BNCC com o letramento matemático
- Compreender os conceitos essenciais para o trabalho com números e sistema de numeração
- Planejar atividades para crianças pequenas que envolvam conhecimentos matemáticos
20. Educação Empreendedora alinhada à BNCC
Espera-se que os alunos sejam capazes de realizar uma leitura crítica do mundo, que sejam cidadãos ativos, protagonistas de suas próprias vidas e que saibam agir diante dos desafios. Este curso pretende abarcar todos esses tópicos na perspectiva da Educação empreendedora, alinhada à BNCC e visando consolidar disposição, estratégia e criatividade nos estudantes.
Ao final deste curso, espera-se que os educadores:
- Compreendam a Educação empreendedora articulada com a BNCC
-Identifiquem elementos de Educação empreendedora em ações e atividades realizadas na escola
- Consigam planejar atividades, aulas e projetos na perspectiva da Educação empreendedora
21. Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação
A rotina de higiene e alimentação são grandes aliados dos educadores para garantir dos direitos de aprendizagem. Este curso apresenta relatos de experiência e casos reais que potencializam a experiência desses momentos na Educação Infantil:
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Identificar a relação entre os momentos de cuidados com os objetivos e direitos de aprendizagem e os campos de experiência trazidos pela BNCC.
- Compreender o conceito de criança protagonista e a sua ligação com as rotinas de cuidado com higiene e alimentação
22. Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular
Este curso busca ampliar o repertório dos educadores das canções e brincadeiras da tradição oral brasileira. A formação inclui desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre música, movimento e palavra visando o desenvolvimento integral das crianças.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Compreender o que são as brincadeiras cantadas
- Identificar os principais aspectos das práticas de canções e brincadeiras para o desenvolvimento infantil e como utilizá-las a favor da aprendizagem.
23. Leitura para bebês
Este curso pretende auxiliar o professor a inserir, em seu dia a dia em sala de aula, uma prática de leitura e conversa sobre livros. Os materiais buscam auxiliar os educadores a refletir sobre critérios de escolha de livros interessantes, planejar situações de leitura, e ainda, levantar expectativas de aprendizagem por meio de livros para bebês e crianças bem pequenas.
Ao final deste curso, espera-se que os cursistas sejam capazes de:
- Compreender os benefícios da leitura para bebês
- Identificar os comportamentos comuns de bebês e crianças pequenas ao entrarem em contato com livros
- Planejar situações de leitura em sala de aula
24. Competências Gerais na BNCC
Este curso aprofunda os conhecimentos relacionados às competências gerais presentes na BNCC, com o objetivo de auxiliar redes de ensino, escolas e professoras em sua aplicabilidade no dia a dia escolar.
- Dominem os conhecimentos relacionados às habilidades, atitudes e valores presentes nas competências gerais previstas na BNCC
- Conheçam estratégias para fomentar o trabalho com as competências gerais no dia a dia da escola
- Identifiquem as atitudes necessárias nas rotinas profissionais do professor para fomentar o desenvolvimento das competências gerais.
FONTE: nova escola