Acesso em:

Memórias dos Núcleos de Tecnologia Educacional de Minas Gerais

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

 

A Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação busca com esse espaço de memória resgatar a história dos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Minas Gerais, entendendo a importância do trabalho pioneiro das primeiras equipes que atuaram na implantação das tecnologias nas escolas públicas, na capacitação de professores e demais profissionais das escolas para uso dos recursos.

Esses pioneiros são carinhosamente chamados de “os dinossauros” dos NTE. Alguns já se aposentaram. Vamos conhecer essa história?

 

 Integrantes pioneiros das primeiras equipes dos NTE de Minas Gerais:

(Vários desses são professores oriundos de escolas estaduais, em exercício no NTE/SRE)

1 – Almenara: Márcia Matos Antunes Bahia/ João Guimarães Mares/ Aguinaldo Coelho de Matos

2 – Caratinga: Délcio Fernando da Rocha

3 – Coronel Fabriciano: Sérgio Vieira Campos / Inara Viana Teixeira / Walkyria Mota Alvarenga

4 – Divinópolis: Nirma Maria de Oliveira / Neide Maria de Oliveira

5 – Governador Valadares: Magda Pimentel

6 – Juiz de Fora: Marieme de Almeida Castro / Amarildo Bento de Morais

7 – Montes Claros: Maria de Lourdes Matos / Maria Orminda Santos Oliveira

8 – Paracatu: Gercina Maria Machado / Ângela Mª Mariano Ribeiro / Sônia Mª Pinheiro Mariano

9 – Poços de Caldas: Eliana Marques de Oliveira

10 – Ponte Nova: Nilma Lana

11 – Pouso Alegre: Rute Alves da Silva

12 – São João Del Rei: Terezinha Albergaria

13 – Uberaba: Marta Correia Pereira / Maria Isaltina Santana

14 – Varginha: Marco Antônio Maselli / Miria Azevedo de Lima Bartelega / Lucirene Gomes

Como sabemos, é árduo o dia a dia de um profissional do NTE, seja pedagógico ou de suporte, muitas vezes podendo ser comparado a uma aventura diária para conseguir cumprir, ao longo do mês, a demanda de trabalho vinda das escolas de todos os municípios que compõem a regional, sejam elas escolas de zona urbana ou rural.

Para a coletânea dessas memórias, contamos com a preciosa colaboração de alguns técnicos que atuaram desde o início nos NTE. Eles nos enviaram as fotos e as informações retratando como foi a implantação das tecnologias nas escolas, as dificuldades do início, as resistências, contaram fatos e curiosidades.

 

COLABORE TAMBÉM!

Todos os técnicos e analistas dos NTEs podem participar. Na linha da memória dos Núcleos de Tecnologia Educacional não só os antigos, mas todos têm uma experiência para contar. Sendo assim, caso você queira enviar sua colaboração, veja abaixo um breve roteiro.

1 – Informe seus dados: Nome completo, cargo, formação acadêmica, há quantos anos atua na educação (se inicialmente em escola ou se desde o início na SRE); SRE onde atua; telefones de contato, e-mails pessoal e institucional.

2 – Quando começou a atuar no NTE (em que mês/ano) e como se deu sua entrada nesse trabalho relacionado às tecnologias educacionais?

3 - Lembra-se de fatos curiosos que ocorreram no trabalho? Quais as dificuldades mais marcantes?

4 – Se for técnico mais antigo, com o passar do tempo quais foram as transformações pelas quais passaram os Núcleos de Tecnologia Educacional? O trabalho ficou mais profissionalizado? Os funcionários que hoje atuam no NTE percebem um espaço mais aberto de atuação junto à escola e à SRE?

5 – Fale de suas expectativas sobre o futuro do trabalho.

6 – Envie fotos, antigas (se for técnico mais antigo) e atuais, que possam colaborar com o acervo. Lembramos que as fotos mais antigas serão de grande valia para o nosso memorial. Envie preferencialmente fotos em que você também apareça.

As informações e fotos deverão ser enviadas para o e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As informações e fotos que você nos enviar serão apresentadas no site citando os merecidos créditos a você e mencionando a(s) fonte(s). Lembramos que a elaboração de um memorial só é possível com o envolvimento e colaboração das pessoas que atuaram naquele tempo e espaço. Por isso, contamos com você.

 

Conheça um pouco da história de cada NTE:

 

Prédio Minas - Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 10º e 11º andar Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves Bairro Serra Verde - Belo Horizonte / MG CEP: 31630-900

Temos 147 visitantes e Nenhum membro online

© 2018 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Todos os Direitos Reservados.