Segundo professores, conteúdos presentes nos PETs e no programa Se Liga na Educação estão de acordo com planejamento realizado no início do ano letivo.
Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e o programa Se Liga na Educação são ações que fazem parte do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado devido à pandemia da Covid-19. As ações, voltadas para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, estão sendo elogiadas por educadores da rede estadual ensino.
Confira abaixo a opinião de professores que estão utilizando e aprovam o material.
“Achei as teleaulas e os conteúdos muito bons. O aluno que assistir a esses 20 minutos vai estar recebendo um conteúdo bem completo. Além disso, o professor está falando em uma linguagem bem acessível para os estudantes. Sobre o conteúdo do PET, está alinhado ao meu planejamento do início do ano”, Camila Hespanha Almeida - professora de ciências dos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Padre João Botelho, em Belo Horizonte.
“O material é autoexplicativo e os meus alunos estão se adaptando muito bem. Como é algo novo, podem surgir mesmo algumas dúvidas, mas estamos conseguindo resolver. Também incentivo meus alunos a assistirem aos links do programa Se Liga na Educação e acompanhar os vídeos no aplicativo, o que também está sendo muito satisfatório”, Wagner dos Reis Braga - professor de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, em Unaí.
“O que eu achei bem atual e interessante é que, a cada semana, é abordado um gênero textual diferente e que utiliza mecanismos que o aluno tem conhecimento. Os conteúdos dos PETs são objetivos e as questões são diretas, o que ajuda no entendimento do estudante”, aponta Almir Santiago Miranda - professor de Língua Inglesa dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, em Muriaé.
“As teleaulas do programa Se Liga na Educação estão muito boas e estão relacionadas aos conteúdos do Plano de Estudo Tutorado (PET). Como mãe e professora estou achando tudo muito bom”, Graziela Faria Araújo Pires - professora dos anos iniciais da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste.
“É tudo muito novo para professores e alunos. Estamos em uma fase de adaptação. De maneira geral, estou achando tudo muito positivo. Acredito que as ferramentas ofertadas tenham sido uma boa solução”, Wanda Silva da Rocha - professora de história do 2º e 3º anos do ensino médio na Escola Estadual Cassiano Mendes, em Pedra Azul.