Geração Z, grupo de jovens nascidos entre 1997 e 2012, mudou as feições do planeta.
Defesa da diversidade e garantia do bem-estar são valores inegociáveis.
Confira!
🚨👀 O mundo é deles: pesquisa inédita revela os hábitos e convicções da geração Z! 👦🏽🤳🏾
Levantamento feito pela MindMiners mapeia o que pensam os jovens nascidos entre 1997 e 2012, grupo que já mudou as feições do planeta
CABEÇA FEITA - Jovens com causa: a defesa da diversidade e a garantia do bem-estar são valores inegociáveis
Observar a roda da história sob o prisma das gerações implica fatiar a linha do tempo em intervalos de quinze anos. A lógica embutida aí é que, nesta relativamente breve janela da adolescência à idade adulta, a influência do mundo ao redor se faz mais pronunciada, marcando os indivíduos de forma parecida. “Grupos etários semelhantes vivenciam os fenômenos numa mesma época, o que se desdobra em uma similaridade de pontos de vista e comportamentos”, explica a especialista americana Corey Seemiller, da Wright State University, autora de livros sobre o tema. Eis o que se percebe na animada turma Z, nascida entre 1997 e 2012 e que, justamente agora, começa a tomar para si as rédeas do planeta. Esqueça os estereótipos de jovens descompromissados, encerrados em seus quartos, com a cara enfiada nas telas enquanto a vida se desenrola do lado de fora. Isso tudo pode acontecer, sim, em fase tão delicada da existência. Mas o que realmente distingue este pelotão de mente bem aberta é um notável gás para desencadear em tempo recorde profundas transformações nos hábitos de consumo, no ambiente corporativo e na complexa dinâmica das relações humanas.
Muito já se estudou este grupo que, logo ali, em 2030, representará um de cada quatro habitantes da Terra. Só que ele não para de surpreender os que vieram antes na pirâmide demográfica — dos baby boomers aos representantes X e millennials —, como mostra uma inédita pesquisa realizada a pedido de VEJA pela MindMiners, empresa especializada em sondagens na internet. Ao mergulhar no universo de 1 000 jovens entre 18 e 28 anos emergiram traços já conhecidos, como a dificuldade de firmar elos tête-à-tête, de tão habituados que estão ao universo virtual, a crescente preocupação ambiental e um foco na própria saúde, que supera ambições na carreira.


