Brasileiros passam mais da metade do tempo, que estão acordados, no celular!
Confira dicas de como reduzir o vício no celular!
✨🚨 Vício em celular: a ciência explica por que é difícil largar e como começar a controlar! 📲 😵💫
Um levantamento da plataforma Electronics Hub, baseado no relatório Digital 2023: Global Overview Report, da DataReportal, revelou que os brasileiros passam mais da metade do tempo em que estão acordados (56,6%) diante de smartphones e computadores.
Em média, são cerca de nove horas por dia em frente a uma tela - o que coloca o Brasil na segunda posição mundial desse ranking, atrás apenas da África do Sul (58,2%).
As consequências desse hábito já são bem conhecidas: ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dores no pescoço e nas costas, além de dificuldades de concentração e de memória, principalmente entre adolescentes.
Segundo especialistas, largar essa dependência pode ser tão difícil quanto parar de fumar. Mesmo sem uma substância química envolvida, o uso excessivo apresenta todos os sinais de uma adicção comportamental:
- Compulsão
- Abstinência e
- Busca imediata por recompensa.
O que a ciência recomenda
Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos, mas alguns passos comprovados podem trazer bons resultados quando aplicados em conjunto:
- Deixe o celular fora do quarto à noite, ou, pelo menos, afastado da cama. Assim, você evita usá-lo logo ao acordar e ainda melhora a qualidade do sono;
- Use a tela em preto e branco, tire os ícones de redes sociais da tela inicial e desative todos os sons e notificações dos aplicativos;
- Troque um hábito por outro: pratique exercícios, esportes ou até faça um passeio ao ar livre para reduzir a ansiedade e ocupar o tempo que antes seria dedicado ao celular;
- Use aplicativos que bloqueiam temporariamente o acesso às redes sociais e contribuem para criar mais disciplina.
FONTE: Época Negócios


