Saeb 2025 está chegando!
Aplicação: 20 a 31/10/2025.
Confira as 5 dicas para recomposição das aprendizagens dos estudantes!
🎯📢 Saeb: 5 dicas para recomposição das aprendizagens dos estudantes! 📚💡👨🏽🎓
Prepare-se para o Saeb: 5 dicas para a recomposição das aprendizagens dos estudantes da sua rede de ensino
Considerada uma das principais avaliações feitas em larga escala no país para diagnosticar a Educação Básica brasileira e os fatores que podem interferir no desenvolvimento dos estudantes, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) está previsto para ser aplicado nos meses de outubro e novembro.
A prova, que é realizada a cada dois anos, é vista por gestores educacionais e professores como uma bússola para que as redes de ensino e as escolas entendam a eficácia das suas iniciativas pedagógicas e se estão oferecendo uma educação de qualidade para os estudantes. A partir das notas conquistadas na avaliação, é possível recalcular a rota, se for necessário, e entender como as estratégias pedagógicas e o planejamento podem ser revistos e melhorados para que a aprendizagem dos estudantes evolua.
Como analisar os dados do Saeb?
O Instituto Reúna realizou, no ano passado, uma série de lives sobre como transformar os dados de aprendizagem em ações de recomposição.
Um dos encontros tratou especificamente sobre a interpretação dos dados do Saeb e contou com a participação de Rodrigo Blanco, mestre em Educação Matemática e formador de professores, que explicou, de maneira didática, como as Secretarias de Educação e as escolas devem fazer a leitura dos resultados e usá-los para elaborar planos de ação eficazes para apoiar a recomposição das aprendizagens dos estudantes.
Dicas para a recomposição das aprendizagens dos estudantes
Um dos planos de ação que as redes de ensino estaduais e municipais podem adotar para avançar nos resultados do próximo Saeb é a aplicação da estratégia de recomposição das aprendizagens. A recomposição das aprendizagens diz respeito a um conjunto de ações organizadas que envolve estratégias como a priorização curricular, o uso de material didático apropriado, práticas pedagógicas adequadas e a formação dos educadores para estruturar aprendizagens que não foram plenamente desenvolvidas.
Algumas dicas essenciais para apoiar os profissionais de educação na implementação dessa estratégia:
- Planejamento: seja na Secretaria de Educação ou na escola, o planejamento é importante para estabelecer as etapas, o cronograma e os resultados esperados no trabalho de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
- Diagnóstico: etapa em que os educadores levantam as informações sobre o quanto os estudantes sabem a respeito dos conteúdos, procedimentos e habilidades esperadas para a série escolar. É um momento em que os professores identificam estudantes com lacunas de aprendizagem, assim como estudantes com conhecimentos mais avançados se comparados aos demais.
- Busca de evidências: um trabalho que deve ser constante e que é importante para entender os desafios que já foram superados, como também os que ainda precisam de acompanhamento. Um olhar atento do docente e dos gestores para as evidências de aprendizagem pode garantir que nenhum estudante fique para trás e consiga recompor a aprendizagem perdida.
- Fortalecimento da aprendizagem: a recomposição das aprendizagens deve ser entendida como uma política de governo. Desde o mês de março, a estratégia é uma lei, instituída por meio do Pacto pela Recomposição das Aprendizagens, construído de forma cooperativa entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, e propõe estratégias de enfrentamento às defasagens acumuladas. Nesse sentido, as ações de fortalecimento da aprendizagem são responsabilidades das Secretarias de Educação e podem servir como referência ou serem integradas aos programas já existentes nas redes.
- Formação constante: o docente que realiza cursos e formações em recomposição das aprendizagens se mantém atualizado sobre as melhores práticas, exemplos e estratégias que fomentam a ação em sala de aula, sendo capaz de oferecer boas oportunidades de aprendizagem. A coordenação pedagógica é responsável por formar os professores tendo como norte o currículo, além de orientar, acompanhar e apoiar o grupo de docentes nas ações de recomposição das aprendizagens.
FONTES: Instituto Reúna e reúna