A Escola Ruth Brandão de Azeredo, do município de Sete Lagoas, fez seus primeiros testes utilizando com o “G Suite For Education” junto aos alunos. Veja o relato do vice-diretor da escola.
"Após o treinamento com a equipe do NTE da SRE Sete Lagoas, foram feitos os primeiros testes com alunos em uma sala de aula virtual. Foi criada uma turma com o tema; “Criando Jovens Criativos Para a Vida Após Ensino Médio”, onde foram abordados assuntos como; habilidades do futuro, novos empregos no mercado de trabalho, tecnologia em relação ao ensino aprendizagem e ao mercado de trabalho, como treinar estímulos criativos entre outros.
Foram convidados para esse teste alunos do 3º ano médio que tiveram seus e-mails institucionais criados para utilização da plataforma Google. Alunos do terceiro ano foram convidados, a princípio pelo fato de já estarem a um passo do mercado de trabalho com o término do ensino médio regular.
Os resultados foram surpreendentes, pela interação e contato com os alunos, que chegaram a assimilar a sala de aula virtual como uma rede social educativa, e com assuntos que despertaram seu interesse.
O jovem tem muita curiosidade em como se ingressar ao mercado de trabalho e, agregando aos desafios de inserção, ainda vem o privilégio de fazer o que gosta almejando o sucesso profissional. Este tipo de preparação ainda é pouco explorada, porém isso vem mudando e a educação para jovens cada vez mais caminha em conjunto com a formação de cidadão, nos moldes da “quarta revolução industrial”, que lidera em termos de integração da tecnologia, especialmente no quesito comunicação e redes sociais.
A sala de aula Google se encaixa perfeitamente com o momento vivido pela juventude, e atualiza a educação com a realidade do momento. Foram feitas discussões sobre documentários de forma presente, e depois o mesmo vídeo ficou à disposição para ser revisto por qualquer integrante da sala de aula. Atividades foram propostas usando as ferramentas do próprio recurso sala de aula. Estímulos surpresa foram jogados na sala de aula com perguntas valendo pontuações. E vídeos em formato de selfies foram colocados periodicamente na sala em horários variados para manter a sala ativa em períodos totalmente extra turno escolar. E sempre havia respostas dos alunos que reagiram aos estímulos da sala de aula.
Acreditamos que o G Suite tem tudo para mudar a forma de ensino para melhor, mais integrada e assimilar as escolas públicas aos métodos das escolas particulares modernas que estão surgindo.
Vivemos em uma era exponencial, as mudanças são rápidas, e a educação não pode esperar. O mundo online é a nova forma de aprender, as novas mudanças não significam perder empregos, e sim adaptar-se aos novos.
Aulas ministradas por Washington Eloi Francisco professor de Geografia e atual Vice-Diretor da instituição, que curiosamente utilizou para as aulas presenciais horários extraturnos ou de horários vagos devido a professores que faltaram à aula ocasionalmente, para preencher o horário sem deixar os alunos ociosos, e conseguiu o desenvolvimento de suas aulas sem a necessidade plena de aulas presenciais, tendo maior seguimento e respostas de forma online."
Divulgação em veículo de comunicação de Sete Lagoas: http://www.megacidade.
Autor do texto:
Washington Eloi Francisco - Vice-Diretor e Prof. de Geografia
Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo
Avenida Três nº 923 - Bairro Cidade de Deus
Sete Lagoas – MG
https://www.facebook.com/escolaRuthBA7L/
Dezembro/2018